da Pesquisa
 

Genealogia das Famílias Lorenzon e Lorenzoni

. . . Esta pesquisa tem por finalidade estudar a genealogia dos sobrenomes Lorenzon e Lorenzoni, desenvolver a árvore genealógica destes sobrenomes e consequentemente descobrir onde certos ramos familiares se entrelaçam. Comecei esta pesquisa em maio de 2002 e em setembro do mesmo ano coloquei no ar a primeira versão deste site, em março de 2004, fiz um registro de domínio para o site, ficando então como www.familialorenzoni.org. A principio a pesquisa era somente por curiosidade, já que se digitando os sobrenomes LORENZON/LORENZONI em sites de busca se encontra muitas pessoas, a pesquisa acabou tomando um vulto maior que eu pensava e acabei conhecendo parentes e fazendo amizades virtuais com muitos Lorenzon/Lorenzoni que estão espalhados por este Brasil afora. Ainda tenho parentes que não conheço mas que mantenho contato constante através do Messenger.

. . . . A maioria dos imigrantes que vieram para o Brasil são originários da região do Vêneto, mais precisamente da Província de Treviso, de onde se deduz, que provavelmente muitos tinham algum grau de parentesco, chegando ao Brasil, a maioria chegou no porto do Rio de Janeiro e foram para a Hospedaria da Ilha das Flores (onde hoje funciona um Quartel do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha de Guerra do Brasil), foram distribuídos pelos estados do Espírito Santo (Venda Nova do Imigrante, Castelo e Domingos Martins), São Paulo (interior) e Rio Grande do Sul (Santa Maria, Caxias do Sul, Erechim e outras cidades), muitos parentes se espalharam por estes estados. Nos dias atuais os Lorenzon/Lorenzoni que se encontram fora destes estados, são descendentes desses imigrantes.

. . . . Quando comecei a fazer esta pesquisa, comecei logicamente pelo meu sobrenome de registro, ou seja, Lorenzoni, até então sabia que esse era o meu sobrenome, comecei pesquisando na internet, já que não moro em meu estado natal, escrevi para todas as pessoas que disponibilizaram seus e-mail, poucas responderam, talvez receosas pois na internet tem coisas boas e más, e com o intuito de melhorar a minha coleta de dados, fui ao Espírito Santo falar pessoalmente com as pessoas que tem o meu sobrenome, olhei nas listas telefônicas e fui nas cidades onde encontrara pessoas com este sobrenome, acabei por conhecer primos que nem sabia da existência, e descobri que na verdade o meu sobrenome como o de quase todos Lorenzoni do ES é originário de Lorenzon, essas alterações aconteceram com a chegada dos imigrantes e o consequente registro de seus filhos nos cartórios, esses erros aconteceram muitos por falha do próprio cartório e também pela dificuldade na época, já que quase todos os imigrantes trabalhavam nas lavouras e tinham dificuldades de locomoção e ás vezes davam a tarefa de registrarem seus filhos a outras pessoas, no meu caso específico nem todos os filhos do meu avô tiveram seus sobrenomes alterados, tenho primos que são Lorenzon.. .

. . . . Em levantamento feito, notei que a maioria das pessoas só sabem os nomes de seus antepassados até os avós, poucos sabem o nome de seus bisavós, isso é muito triste pois se estamos vivendo hoje, é graças a essas pessoas e a tantas outras que viveram antes delas.

. . . . Esta página está em constante desenvolvimento, toda e qualquer informação será bem vinda, nomes, datas, locais de nascimento, etc..., se puder contar uma breve história de um antepassado também será interessante, todas essas informações estão sendo registradas em arquivos próprios e posteriormente serão colocadas em um programa de genealogia. Quem desejar incluir o seu ramo familiar nesta pesquisa ou desejar informações sobre algum ramo é só fazer contato.

Livro de Visitas
Assine :: Leia

Contato

Clique aqui para preencher o formulário e mandar as informações sobre o seu ramo familiar

Home | Antepassados ES-MG-RS-SP | Cidadania Italiana | Curiosidades | Distribuição nos Estados Unidos e na Itália
Formulário
|
Histórico da Pesquisa | Imigrantes ES, SP, RS, Estados Unidos e Argentina | Lista de E-mail | Lívio Lorenzon Nomes de localidades | O sobrenome na Itália | Outros sobrenomes pesquisados | Origem do Sobrenome | Tábua de Parentesco

última atualização desta página:15.01.05 às 22:11h